A legitimação da vida

Basta você não publicar nada nas redes sociais por alguns dias, demorar a responder as mensagens no WhatsApp e pronto: “O que aconteceu?”, indagam os seus amigos mais próximos. Junto a este raciocínio vem o de que algo está errado, ou que o indivíduo está com algum problema.

Qualquer pessoa com um círculo mínimo de amizade e presente nas redes sociais é bombardeada diariamente com postagens das mais diversas. A ideia de uma vida perfeita e da felicidade plena é retratada em um bom dia ensolarado que no fim do dia dará lugar a imagem de um sorriso aberto que emana alegria, nunca esquecendo as refeições das mais diversas e encontros casuais e programados para se passar a mensagem de que se é sociável.

Todos nós fazemos inúmeras atividades no nosso dia a dia, porém, a publicação nas redes sociais – desde acontecimentos banais até o nascimento de um filho – é o que legitima a nossa existência. Pelo menos aos olhos de alguns. Para estes, é crime não estar presente no Facebook. Não registrar momentos dos mais variados no Instagram também é pecado. No Snapchat é até um erro perdoável, dependendo da sua idade, é claro.

A percepção de que ‘quem não publica, não vive’ tende a aumentar. Cada dia temos uma ferramenta nova para que o nosso dia seja contemplado aos olhos dos outros. Em contrapartida, já há os que utilizam menos as redes sociais no dia a dia e em seus momentos de lazer.

Tal comportamento, por si só, faz com que a experiência real seja distinta, afinal de contas, passar a noite bebendo no bar com o celular na mão é bem diferente do que apenas o utilizar para chamar um táxi na hora de ir embora. O que me permite ponderar: “Quem não posta vive mais?”

Embora seja sedutor compartilhar o que vivemos, a vida não precisa dessa legitimação das redes sociais. A legitimidade dela está no olhar real do outro, e não através de uma tela fria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s